06/08/2012

Em Terapia (sessão de agosto, 2012)

A próxima sessão do Cineclube será inspirada pelo dia do Psicólogo (27/08): uma seleção de episódios do seriado In Treatment, produzido pelo canal norte-americano HBO entre 2008 e 2010.

Retransmitido pela HBO brasileira sob o título Em Terapia, esse seriado é de fato a segunda encarnação de um programa originalmente concebido e veiculado em Israel. Be'Tipul estreou na televisão daquele país em 2005, ousando tanto no conteúdo (a recriação realista de sessões de psicoterapia) como na forma (episódios de 30min, exibidos de segunda à sexta conforme o agendamento semanal dos pacientes). Em meio a todas essas consultas, a primeira temporada acompanha os crescentes dilemas de um experiente psicólogo clínico, que passa a questionar suas próprias habilidades a ponto de buscar a supervisão de uma antiga mentora, a qual não revê há dez anos.

Sucesso internacional de crítica e audiência, o formato original vêm sendo adaptado em diversos países: Argentina, Romênia, República Tcheca, Polônia, Hungria, Sérvia, Slovênia, Noruega... e o Brasil é o próximo da lista. A partir de outubro, o canal GNT passa a exibir uma versão nacional, com direção geral de Selton Mello.

O diferencial da incursão norte-americana fica por conta da direção geral de Rodrigo García (filho do escritor colombiano Gabriel García Marques e um cineasta de reconhecido talento para o exame das relações de intimidade) e do elenco internacional estrelado, que reúne o irlandês Gabriel Byrne, a australiana Melissa George e a estadunidense Dianne Wiest (duas vezes vencedora do Oscar), entre outros.

Àqueles mobilizados em acompanhar e discutir esse curioso simulacro de um processo clínico, preparamos a exibição de dois ou três episódios de Em Terapia, a depender do fluxo de interesse que se formar na ocasião.

Veja mais:

A SESSÃO

Quando: 30 de agosto (quinta-feira), às 19h30
Onde: Instituto Müller-Granzotto - Unidade Santa Mônica
Rua Zenon Fernandes, 70, Bairro Santa Mônica
(veja um mapa abaixo, ou direto no Google Maps)




Nenhum comentário:

Postar um comentário