06/04/2012

Terra Vermelha - sessão de abril de 2012

Em abril, temos algumas datas comemorativas no Brasil que inspiraram a proposta do filme da próxima sessão: Dia da abolição da escravidão dos Índios (1/04), Dia do Índio (19/04), Tiradentes (21/04), e Descobrimento do Brasil (22/04). Assim, encontramos Terra Vermelha, de Marco Bechis. Veja o trailler:


Junte-se à nós para assistir ao filme e bater um papo depois, sobre as impressões que o filme trouxer.

Data: 26 de abril (quinta-feira)
Hora: 19h30
Local: Instituto Müller-Granzotto (Unidade Centro): Alameda Governador Heriberto Hülse, 98 - Centro - CEP 88.015-170 - Florianópolis - SC. (Veja o mapa aqui)
Contato: Fone/fax: (48) 3322 2122

Título: Terra Vermelha (Birdwatchers, 2008)
Direção: Marco Bechis
Sinopse: Mato Grosso do Sul, Brasil, 2008. O suicídio de duas meninas Guarani-Kaiowá desperta a comunidade para a necessidade de resgatar suas próprias origens, perdidas pela interferência do homem branco. Um dos motivos do desaparecimento gradual da cultura reside no conflito gerado pela disputa de terras entre a comunidade indígena e os fazendeiros da região. Para os Kaiowás, essas terras representam um verdadeiro patrimônio espiritual e a separação que sofreram desse espaço é a causa dos males que os rodeia. Uma disputa metafórica é criada. A compreensão e o diálogo buscam espaço nesse antigo conflito. Enquanto isso, o jovem Osvaldo, que vive um terrível embate contra o desejo de morrer, vai furtivamente buscar água no rio que corta a fazenda e conhece a filha do fazendeiro. Um encontro em que a força do desejo transpassa e ao mesmo tempo acentua o desentendimento entre as civilizações. (Fonte: 33a. Mostra Internacional de Cinema).
Duração: 104 minutos.

Críticas e mais detalhes sobre a obra:

Um comentário: